INÍCIO PRAIAS FOTOS VÍDEOS HOSPEDAGEM GASTRONOMIA COMPRAS MAPAS
A CIDADE INFORMAÇÕES ATRATIVOS AUTOLOCADORAS VIDA NOTURNA WEBMASTER MAIS PRAIAS CONTATO

turismo

Tudo sobre as Praias de Praias de Maceió! Jatiúca, Pajuçara, Ponta Verde, Riacho Doce!

Atrações Turísticas de Maceió

Indioma:



PRAIAS DE MACEIÓ

Praia de Ponta Verde- Praias de Maceió Maceió tem uma das orlas urbanas mais bonitas do país: coqueiros e um belo calçadão, bom para caminhadas. Ponta Verde é o melhor trecho para curtir a areia e a barraca de praia ideal para comer ótimos petiscos. O passeio de jangada até as piscinas naturais da Pajuçara é um classico local. Mais afastadas, Pratagi, Ipioca garantem momentos relaxantes. Leia mais

 

ESPORTES NÁUTICOS

Praia de Ponta Verde- Praias de Maceió Os esportes náuticos são praticados em quase toda a orla de Maceió. Os mergulhadores fazem a festa nas piscinas naturais de Ipioca, Pajuçara, Paripueira, Barra de São Miguel e do Gunga. Já os surfistas marcam presença nas praias de Cruz das Almas, do Francês, Jacarecica, Ponta Verde e, em especial, Barra de São Miguel, considerada uma das melhores do estado para o esporte e sede do Campeonato Nordestino de Surfe. A pesca reúne adeptos nas praias do litoral Norte, como Garça Torta e Jacarecica; enquanto os bons ventos levam os velejadores para Jatiúca e do Francês.

 

LAGOA MUNDAÚ

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - AL O canal se localiza no Pontal da Barra, 4 km ao sul do centro da cidade de Maceió. É um excelente ponto para pesca com linha de vara e redes (tarrafas). À margem direita do canal existe um local denominado Prainha, excelente para o banho.

 

 

 

LAGOA DE MANGABA

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALA lagoa Manguaba é a maior do Estado de Alagoas, com 34 quilômetros quadrados os passeios de barcos por ilhas e ilhotas através de seus canais são os principais atrativos da Lagoa Manguaba. Belas paisagens no povoado de Massagueira e o encontro da lagoa com o mar e garantem aos turistas um passeio inesquecível. 

 

 

 

PISCINAS NATURAIS

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALO passeio às piscinas de Pajuçara é feito através de rústicas jangadas, que levam dez minutos para atravessar os dois quilômetros entre a praia e os recifes. Formados apenas na maré baixa, os aquários naturais impressionam pelas águas claras repletas de peixes coloridos e pela estrutura das jangadas-restaurantes, que oferecem lagostas, camarões, peixes e caipirinhas de frutas típicas.

 

PASSEIO DAS 9 ILHAS

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALCaminhando pelo Pontal da Barra, bairro da cidade de Maceió, avista-se várias placas espalhadas pelas ruas chamando atenção para o 'Passeio das 9 ilhas'.
Uma escuna navega pelas águas do complexo lagunar Mundaú-Manguaba levando-nos à prainha em Barra Nova.
O Passeio das Nove Ilhas percorre a lagoa Mundaú, que tem 27 km de extensão. A paisagem de manguezais, coqueirais, ilhas e ilhotas fica ainda mais bonita durante o encontro das águas do mar com a lagoa. Há parada para banho e lanche numa barraca flutuante, ao final do percurso de cerca de duas horas.
Durante o passeio, que tem seu ponto de partida em uma das diversas áreas de embarque encontradas no bairro, podemos conhecer as nove ilhas, oito delas na capital alagoana e uma em Marechal Deodoro, município vizinho. São elas: Ilha das Andorinhas, do Carlito - antiga ilha do Irineu (Pescador) - do Fogo, de Santa Marta, do Almirante, de Um Coqueiro Só, das Cabras, de Bora Bora e a ilha de Santa Rita (Marechal Deodoro).
Cada uma dessas ilhas tem uma história peculiar ligada ao seu nome.Leia mais

 

<LEIA MAIS SOBRE O PASSEIO DAS 9 ILHAS>

 

 

PASSEIO DE BARCO ATÉ A FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALrio São Francisco é um importante curso de água que percorre 2.830 km no território brasileiro, é popularmente chamado de Velho Chico.

Esse rio brasileiro nasce no estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra, e sua nascente está situada a uma altitude de 1.200 metros. Em sua extensão, corta o estado da Bahia. Ao norte do território baiano, o rio serve de fronteira natural com Pernambuco, além de estabelecer limites entre os territórios de Sergipe e Alagoas.

Uma experiência indescritível é o passeio de barco até a Foz do Rio São Francisco, ele pode ser feito numa canoa de tolda, que eram antigas embarcações da época da colonização, usadas para levar sal para o sertão e retornar com pedras para serem utilizadas na construção de casas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tombou e restaurou uma delas, chamada Luzitânia. Partindo de Piaçabuçu existem várias opções de fazer esse passeio, inclusive de lancha, basta se informar. O passeio que dura em média 6 horas começa em Piaçabuçu e segue pelos canais e manguezais do Rio São Francisco. Viajar pela Foz do Velho Chico é presenciar um espetáculo singular da natureza.

 

FEIRAS DE ARTESANATO

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALPrincipais núcleos de artesanato:

 

Feira de Artesanato da Pajuçara

Com uma grande estrutura montada a beira mar, possui cerca de 200 lojas que ofertam artigos do artesanato local e regional, além de jóias, roupas, artigos decorativos e souvenirs.

Está localizada na Praia de Pajuçara, na Av. Doutor Antonio Gouveia. Funciona diariamente das 09h00 às 23h00.

Informações pelo telefone: (82) 9983-1807

 

Núcleo de Artesanato do Pontal da Barra (Rendeiras)

Localizado às margens da Lagoa Mundaú, o Pontal da Barra é um bairro de pescadores, cuja economia tem como base a confecção e venda de artesanato, especialmente o Filé.

Possui cerca de 280 lojas espalhadas pelas ruas do bairro, que funcionam diariamente das 08h00 às 18h00.
Informações pelo telefone: (82) 8805-9784

 

Mercado do Artesanato

Pode ser chamado de Shopping do artesanato de Maceió, localizado no bairro da Levada, próximo ao centro da cidade. Conta com aproximadamente 250 lojas onde são encontrados os mais variados tipos de artesanato do Estado.

Pela variedade de peças, pode ser considerado como uma vitrine do artesanato do Estado. Trabalhos em couro, cerâmica, madeira, rendas, barro, e tantos outros.

Funciona de segunda à sábado das 07h00 às 18h00 e aos domingos das 07h00 às 12h00.

Fonte: SEMPTUR 

Festas Populares

Atrações em Maceió, Brasil Em Maceió há diversas festividades que são celebradas anualmente com grande entusiasmo por grande parte da população local. No dia 24 de junho, celebra-se a “Festa Junina”, uma tradição de origem colonial. Essa festa, que envolve toda a cidade, vai desde o dia 13 de julho, dia de Santo Antônio até o dia 29 de junho, dia de São Pedro e São Paulo. Nesse período a cidade se vê iluminada pelos fogos artificiais e também se pode ver as danças folclóricas, desfiles e feiras na rua. As pessoas se vestem com os trajes típicos da Festa Junina e em geral o ambiente é de muita diversão.

 

MUSEU DE ARTE SACRA

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALO Museu de Arte Sacra de Marechal Deodoro está situado num impressionante e imponente convento franciscano, construído em estilo barroco entre 1684 a 1689.
O convento é por si uma atração. O madeirame do chão é original e as instalações muito bem preservadas são um relato vivo do cotidiano dos franciscanos do século XVII. A coleção exibida é surpreendentemente rica, com belos exemplos da iconografia religiosa do período colonial brasileiro.
São apresentadas imagens de santos em requintado estilo barroco, capelinhas, cálices e paramentos. Símbolo da riqueza destes dias há peças em ouro e pedras preciosas doadas por abastadas famílias.
A partir do museu pode-se também apreciar o interior da igreja anexa.
Aproveite a tranqüilidade do lugar para curtir cada peça com o cuidado que merece.

MEMORIAL PONTES DE MIRANDA

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALLocalizado no centro da cidade de Maceió, Alagoas. Foi instituído em 1994 pela corte do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, com o objetivo de preservar e divulgar a obra do célebre jurista alagoano Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, assim como a história da Justiça do Trabalho de Alagoas. Conta com biblioteca e arquivo, sedia exposições temporárias e realiza atividades culturais. 

Conserva um conjunto de objetos pessoais que pertenceram a Pontes de Miranda, como sua máscara mortuária, documentos, fotografias insígnias, móveis e outros itens. Também mantém objetos de outras personalidades destacadas em Alagoas.

As obras relacionadas à história da Justiça do Trabalho em Alagoas são expostas em vitrines e painéis, contendo documentos, textos e fotos sobre a história do ensino de direito do trabalho no Brasil, objetos do extinto Forum Quintela Cavalcanti de Maceió, entre móveis, equipamentos de escritório, togas e exemplares da três insígnias que compõem a Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge, a "Grã-Cruz", o "Mérito de Prata" e o "Mérito de Ouro".

A biblioteca e o arquivo conservam obras jurídicas, livros e fotografias relacionadas à Justiça do Trabalho em Alagoas e à vida e obra de Pontes de Miranda.

MUSEU DOS ESPORTES

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALFundado no dia 08 de agosto de 1993, por seu diretor Lauthenay Perdigão, o museu funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 9 às 11h30 e 15 às 17h30. Aos sábado, de 09 às 11:30h. O museu foi batizado com o nome de Edvaldo Alves Santa Rosa (Dida), um alagoano que começou jogando no CSA, se transferiu para o Flamengo onde passou doze anos. Dida foi tri-campeão carioca em 1953/54/55. Na decisão do tri-campeonato, no jogo Flamengo 4 x América 1, Dida fez os quatro gols do Flamengo. Deste clássico o museu guarda a camisa usada por Dida, que se encontra no junto com as faixas do tri-campeonato. Dida também jogou na seleção brasileira de 1958, indo para a copa da Suécia como titular. Atuou na primeira partida contra a Áustria, se contundiu e perdeu o lugar para Pelé.

MUSEU THÉO BRANDÃO

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALConsiderado a maior referência da Cultura Popular Alagoana, o Museu Théo Brandão foi aberto ao público em 2002. O nome é em homenagem ao professor e folclorista Theotônio Brandão Vilela, cuja coleção de arte popular foi doada ao espaço. Nela estão fotografias, folhetos de cordel e livros. O museu expõe ainda objetos da cultura brasileira e de vários países, destacando-se México, Espanha, Portugal e alguns africanos. A maior coleção, porém, é de peças nordestinas, sobretudo alagoanas, entre as quais se destacam as moringas antropomorfas do artista Júlio Rufino e a cerâmica figurativa dos artistas Vitalino e Nô Caboclo. A instituição possui também um arquivo audiovisual e documental com discos, filmes super-8, fitas de vídeo, slides e fitas cassete de antigas manifestações da cultura popular. Às quintas-feiras, às 19h, o museu realiza o “Engenho de Folguedos”, um encontro de grupos folclóricos do estado.

MUSEU INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALO Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas instalado em um edifício de finais do século XIX, antiga residência de Américo Passos Guimarães, adquirida em princípios do século XX pelo governo do Estado. No seu interior está guardado um importante acervo de pinturas, documentos históricos, objetos e peças pertencentes aos cultos afro-brasileiros do começo do século XX, sendo a coleção mais completa de todo Brasil

 

 

TEATRO DEODORO

O Roteiro Virtual está na cidade de Maceió - ALFoi construído entre o ano de 1905 e 1910, sendo inaugurado durante os festejos de 21 anos de proclamação da república, no dia 15 de novembro de 1910 e pertence ao Governo do estado. Está localizado no centro de Alagoas, composto de uma sala de espetáculos em estilo neoclássico com palco italiano, frisas, camarote, poltrona e fosso para orquestra. O Teatro tem capacidade para 690 lugares. A boca de cena mede 9,30 m x 7 m; a profundidade de palco tem 12 m; a altura do urdimento (travejamento do teto e dos sótãos sobre o palco) é de 10 m; o proscênio (distância entre o palco e a platéia) é de 1,80 m e é reto; o fosso da orquestra é móvel.O porão do palco é onde fica o cenário, o teto é detalhado em bronze onde se encontra um belo lustre. O saguão é aproveitado para exposições culturais e o saguão ao lado é onde se realizam coquetéis e shows. 

 

 

Saiba mais sobre:

Mais Belezas Naturais de Maceió

Mais Passeios em Maceió

Passeios no Litoral Norte

Passeios no Litoral Sul